A história da Zeit começou a partir da percepção de uma dor de mercado e do desejo de dar celeridade a processos que normalmente são muito demorados. Por exemplo, um agricultor leva, em média, de 5 a 10 dias úteis para receber o laudo de uma análise de laboratório de um produto, e isso atrasa a sua tomada de decisão no campo. 

Levando em consideração todas as incertezas do campo e o peso que cada escolha tem para um produtor do agronegócio, a Zeit se propôs a desenvolver dispositivos portáteis, com inteligência artificial embarcada, que pudessem acompanhar a rotina no campo e prover relatórios rápidos e precisos que auxiliem esse processo de tomada de decisão na fazenda. 

Com fundadores oriundos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que, através da Incubadora Pulsar, oferece oportunidades para impulsionar ideias inovadoras para o mercado, a Zeit participou em 2019 do Programa de Pré-Incubação, o programa que prepara os empreendedores com os conhecimentos necessários que antecedem a criação da startup. Logo após esse processo preparatório, a startup entrou no Programa de Incubação, para de fato entrar no mercado com as suas propostas inovadoras em uso inteligente de dados e portabilidade. 

Confira abaixo como foi a evolução da Zeit, desde a concepção da sua ideia até os dias atuais, onde refletiu diretamente na construção da logomarca e no conceito da empresa:

prs-analitica-logo

No início da Pré-Incubação, unindo os nomes dos três idealizadores do projeto de pré-incubação: Paula, Renan e Samuel, o primeiro nome da empresa ganhou vida.

O foco da ideia era de uma empresa que forneceria análises químicas a partir de dispositivos portáteis e soluções customizadas. O case inicial de atuação era na bovinocultura de leite, com foco na qualidade, produtividade e rastreabilidade do leite bovino, para auxiliar os produtores e empresas a gerar maior produtividade e competitividade no mercado.

Na metade da Pré-Incubação, a partir dos workshops que são oferecidos e da percepção da necessidade de um nome que traduzisse o propósito e o que a empresa gostaria de transmitir, o projeto ganhou o nome que o acompanha até hoje: Zeit, tempo no idioma alemão. 

Ao final da Pré-Incubação, o conceito da startup já estava formado e pronto para ser lançado no mercado. Agora com uma logomarca desenhada por um profissional, transmitindo o conceito de uma empresa de análises químicas em dispositivos portáteis.

O nicho de mercado inicial ainda foi conforme o projeto, na bovinocultura para a análise portátil da qualidade do leite. Entretanto, logo no ano seguinte a startup percebeu mais oportunidades de mercado e expandiu a sua área de atuação. 

Em 2020, já vinculada à Incubadora Pulsar e presente no mercado, a Zeit renovou a sua identidade visual para uma marca mais coesa, ainda focada em análises químicas e portabilidade, mas agora com uma visão mais ampla de possibilidades de atuação dentro do agronegócio. 

Em agosto de 2020, a Zeit fechou uma parceria com a Genesis Group para a criação da Nira, uma Joint Venture que desenvolveu uma tecnologia com inteligência artificial embarcada para a identificação dos índices de proteína, óleo e umidade nos grãos da soja, com as análises sendo feitas diretamente no campo. 

A Zeit está sempre em constante adaptação conforme as demandas do mercado, e mais especificamente do agronegócio. A partir do desenvolvimento de tecnologias portáteis com inteligência artificial, criou-se um novo conceito e identidade visual para a empresa. 

Agora, não limitada à análises químicas, a Zeit se assume como uma empresa de tecnologia, a partir do uso inteligente de dados que promove a economia de tempo e a assistência na tomada de decisões. 

E esse foi o trajeto que a Zeit percorreu até o momento atual, e pretendemos para sempre ser uma startup, que está sempre em busca de inovação e renovando as suas áreas de atuação, para sempre estar próximo do campo, ouvindo as suas necessidades e criando tecnologias que promovam o melhor gerenciamento possível de tempo.