A primeira ideia de tecnologia e negócio da Zeit veio a partir da percepção de uma dor dentro da cadeia leiteira do Brasil: a análise da qualidade do leite em laboratório leva até 15 dias para entregar os seus resultados. Com a solução proposta pela Zeit, as análises poderiam ser feitas junto aos produtores na fazenda, sem a necessidade de enviar o material ou esperar pelos resultados, já que eles ficam prontos no mesmo dia.  

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, o país é o terceiro maior produtor mundial de leite, contendo mais de um milhão de propriedades produtoras. Esses números evidenciam a relevância desse mercado, e a importância de maximizar o potencial da produção leiteira. 

O controle leiteiro é a prática de conferir a produção total de leite e sua qualidade, e essas informações fornecem ao técnico critérios para a tomada de decisão no melhoramento no manejo animal e na nutrição das vacas. Porém, ao depender de prazos tão extensos para receber os resultados, a situação da nutrição da vaca e a qualidade do leite produzido já podem ter sofrido alterações.  A tecnologia idealizada pela Zeit foi pensando nos produtores, cooperativas e laticínios, médicos veterinários e profissionais envolvidos na cadeia do leite, que poderiam fazer uso dos seguintes dados:

Saúde

A análise da Contagem de Células Somáticas (CCS) identifica as a quantidade de células somáticas presente no leite, estas células são produzidas pelo próprio organismo da vaca. Elas são compostas tanto das células que secretam o leite quanto das células de defesa (leucócitos). Em uma glândula mamária saudável, a maior parte da CCS é composta por células secretoras com menor participação de leucócitos, já em uma glândula doente, o número leucócitos aumenta expressivamente. 

Levando isso em consideração, a análise de CCS é fundamental para os produtores que almejam entregar leite com altíssima qualidade e maximizar a produção. Você pode conferir mais detalhes sobre a análise de CCS no nosso outro post do blog. 

Nutrição 

A partir de dados como ureia, proteína e gordura, é possível analisar a influência da alimentação na produtividade do animal. Por exemplo, os teores de proteína e gordura no leite são um dos fatores mais relevantes para a qualidade do produto, e para fazer esse controle, um dos métodos se dá a partir da alimentação do animal.

Entretanto, para obter o melhor rendimento tanto em qualidade do leite quanto em balanço nutricional do animal, também, necessita da análise da qualidade da silagem, essencial para esse ajuste fino e preciso para uma dieta balanceada para a produção de leite de alta qualidade. Entenda o que é a silagem e como o seu planejamento pode aumentar a produtividade de leite na fazenda. 

O equipamento proposto para entregar esses dados da qualidade do leite e da silagem possui um hardware base que cabe na palma da mão. Já o dispositivo completo, possui baixo consumo de energia e é facilmente operável, em conjunto com o aplicativo de smartphone, realizando uma conexão cabeada ou wireless com o dispositivo. 

Com esse conceito de análise portátil e rastreável, a Zeit foi agraciada com alguns reconhecimentos:

Melhor modelo de negócios – Agittec 2019

Agittec UFSM

Ao final da Pré-Incubação em 2019, a Zeit recebeu o prêmio de melhor modelo de negócios da Agittec – UFSM. O modelo era de alugar o produto com mensalidades para produtores e ceder o equipamento para cooperativas para aplicação no campo. 

Um dos principais pontos que fez com que este fosse bem avaliado, foi que mesmo os pequenos produtores poderiam ter acesso a tecnologia com baixo custo. Isso se deve à escalabilidade da implementação, e do lucro ofertado ao cliente através da economia de tempo, de recursos e da tomada de decisões mais rápidas.

Vacathon 2019 – Quinto Lugar 

O Vacathon consiste em uma maratona de programação cujo objetivo é debater ideias para o desenvolvimento de softwares e hardwares. Durante o evento, os participantes visitaram o campo experimental da Embrapa em Coronel Pacheco (MG) e trabalharam sob a mentoria de pesquisadores renomados de áreas como genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal e qualidade do leite.

Neste evento no ano de 2019, a Zeit estava representando a UFSM e se destacou em  5° lugar, entre as 20 equipes concorrentes. 

Ideas for Milk 2019 – Finalista

ideas for milk

A Zeit participou da final do Desafio de Startups do Ideas for Milk 2019, da Embrapa. O Desafio de Startups é uma competição sobre o setor de tecnologia digital para a cadeia produtiva do leite. A Zeit foi classificada para a final do Desafio de Startups do Ideas for Milk 2019, de um conjunto de 58 inscritas, sendo avaliada por uma comissão com o maior e mais eclético corpo de especialistas já reunidos no Brasil. 

AgroInnovation – Sebrae

sebrae

O AgroInnovation é um programa promovido pelo Sebrae RS, de aproximação do agronegócio com pesquisa, tecnologia e inovação, conectando produtores rurais e startups a fim de gerar novos negócios e soluções inovadoras para o campo. 

Em 2020, dentre as 43 soluções inscritas, 12 foram selecionadas e sete foram classificadas para a final, na qual a Zeit foi a vencedora, avaliada tanto pela banca quanto pelo público através de likes nas redes sociais. 

BRDE Labs

logo brde labs

A partir do BRDE Labs 2021, um programa de aceleração e desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Zeit obteve uma aproximação com a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), já que o leite com mais gordura e mais proteína entregam produtos melhores para laticínios, enquanto mais CCS significa perda na qualidade. A ideia da aproximação era da Cooperativa pagar mais pelo leite com mais gordura e proteína e descontar daqueles com CCS elevado. 

Em suma, a partir desta ideia, o produtor de leite poderia realizar a coleta de amostras, analisar a qualidade e outros fatores através do equipamento, tomar decisões sobre a produtividade, saúde dos animais e sobre as mudanças na alimentação, apenas em uma tarde diretamente do campo. Assim, a Zeit começou a atuar com dispositivos portáteis e economia de tempo, conceito que se mantém até os dias atuais.