Se você ainda não entende muito bem o que é inteligência artificial e machine learning, não deixe de acessar o nosso último texto sobre o assunto. Agora, vamos demonstrar o quanto o machine learning está intrínseco em nossas vidas, mesmo quando não estamos percebendo a sua ação direta. 

No aparelho celular, a inteligência artificial está embutida em diversas partes do seu funcionamento. Entre elas, na capacidade de reconhecimento facial, seja para desbloqueio de tela ou para autorizações, no controle de temperatura, para que o aparelho não se sobrecarregue e acabe gerando uma explosão, no reconhecimento de voz para fazer pedidos aos assistentes virtuais ou ditar uma frase para ser escritas, e na resposta com linguagem mais natural que as assistentes virtuais provém, ou seja, elas não respondem de uma forma robótica, e sim mais parecida com a que um humano diria. 

Já durante a navegação na internet, ao procurar por qualquer palavra em um mecanismo de busca, não só do Google, mas também de uma loja virtual, da caixa de e-mails ou de um mapa, a inteligência artificial também entra em ação para classificar o que é mais ou menos relevante para o que está sendo buscado. Outro bom exemplo de busca são os aplicativos de transporte, como Uber, 99 e afins, que calculam a melhor rota, buscam pelo carro mais próximo e calculam o melhor valor para ser cobrado para o passageiro, mediante aos endereços que são informados. 

O machine learning também possui um viés muito forte dentro da segurança online, pois detecta padrões de comportamentos fraudulentos para evitar golpes. São muito utilizados por empresas de cartão de crédito e pelos sistemas de login, que constam a opção “não sou um robô” para confirmar que é uma pessoa real por trás da ação. 

A inteligência artificial também está atuando nos sistemas de recomendação, como nas sugestões de filmes para assistir nas plataformas de streaming baseado no que você assistiu anteriormente, nas recomendações de amigos nas redes sociais, nas indicações de conteúdo na aba Explorar do Instagram, em funções como Reels ou o próprio TikTok, que calcula a probabilidade de uma pessoa gostar de um conteúdo com base no que ela assistiu anteriormente e o tempo que passou em cada um deles. Um processo semelhante acontece quando você precisa de atendimento em alguma plataforma online e um chatbot identifica as suas necessidades e tenta encontrar uma solução antes de encaminhar para a assistência realizada por um técnico.

Porém, a utilização do machine learning vai muito além disso, e está presente inclusive nos cálculos matemáticos inclusos nas previsões do mercado financeiro, no processamento genético e no reconhecimento de doenças e medicamentos na área da saúde e na análise para reconhecimento e autenticação de obras de arte, tudo através do reconhecimento de padrões e classificação de relevância. 

Ainda, está presente no dia a dia do Agronegócio, na chamada Agricultura Inteligente. Mais especificamente, pode ser utilizada para a seleção de espécies para serem plantadas, capazes de se adaptarem às condições climáticas do lugar, do tipo da água e de serem resistentes às pragas do local. Bem como é capaz de entender e gerenciar as condições do solo e da água da propriedade, prever o rendimento da safra, detectar doenças e ervas daninhas para um uso mais consciente de pesticidas e herbicidas. 

Por fim, o uso da inteligência artificial também pode determinar a qualidade da colheita, para elevar o preço do produto e diminuir o desperdício. É nessa parte que a nossa tecnologia da Nira se insere, através da sua capacidade de determinar os índices de proteína, óleo e umidade do grão de soja moído e inteiro. Entregando assim, resultados em poucos minutos na tela do celular, em uma plataforma com interface intuitiva. Com essas informações em mãos, o produtor pode tomar decisões mais assertivas sobre a comercialização da sua produção e negociar os melhores preços pela sua soja.

Ou seja, o machine learning pode ser aplicado em todas as etapas da produção agrícola, além de estar muito presente no dia a dia da maior parte da população mundial.