Na última quinta-feira (30), o CEO da Zeit, Renan Buque Pardinho, participou do painel “Os ambientes de inovação do RS e o desenvolvimento do Estado”, que ocorreu no RS Innovation Stage. O palco foi uma promoção da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS), dentro do evento South Summit Brazil

A conversa teve como tema o fortalecimento dos ambientes de inovação do interior do Rio Grande do Sul, e ocorreu ao lado do Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Arthur Gibbon, e da Diretora do UPF Parque, Téo Foresti Girardi

Durante o painel, o CEO da Zeit demonstrou como os ambientes de inovação geram conexões e ensinamentos essenciais para as empresas. Principalmente no contexto em que a Zeit surgiu, no qual os fundadores eram acadêmicos e mal sabiam como fazer um “pitch” ou como funcionava o mundo das startups. 

“A ferramenta do ecossistema é uma oportunidade para as startups, porém, muitas vezes isso só é percebido ao analisar a trajetória da empresa. Isso ao reparar que uma casualidade, um evento, uma frase de um curso, workshop ou programa de aceleração que o ecossistema trouxe, fez a diferença.” Comenta Renan sobre o impacto do ecossistema em seu negócio.  

Para além disso, “os eventos, a pré-incubação e a incubação ajudam muito as startups, principalmente aquelas que possuem um nível tecnológico muito avançado, para que ela possa entender o seu processo, a sua dinâmica e validar o seu negócio.”, complementa o CEO sobre o processo de amadurecimento da startup.  

Por fim, “Eu entendo que este é um retorno para a sociedade de todo o investimento que o Estado fez para minha formação”, ressalta Renan, ao comentar sobre o compromisso da Zeit e a importância do investimento público em ciência, tecnologia, inovação e educação. 

Sobre o South Summit:

O evento nasceu em 2021 na Espanha, com a inovação e o empreendedorismo na sua essência. Esta é a segunda edição no Brasil, com a temática principal de “Shape the Future”, e foco no desenvolvimento sustentável. 

Ocorreu entre os dias 29 e 31 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre, capital gaúcha. Segundo dados do evento, contou com 22 mil visitantes advindos de 50 países, e estima-se que tenha gerado mais de 40 mil conexões e oportunidades futuras de negócios. 

Para a Zeit, o evento foi uma experiência enriquecedora dentro do ecossistema de inovação, com trocas de conhecimento que geram impacto e criação de novas conexões repletas de propósito. Deixamos aqui um agradecimento especial para os colegas do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM pelo companheirismo, à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS pelo convite para contribuir com as nossas experiências no RS Innovation Stage, e para o Sebrae X, que possibilitou a nossa presença no evento.