Hoje é comemorado o Dia Mundial do Agricultor, uma das atividades mais antigas desempenhadas pelos seres humanos. Desde o início das civilizações até hoje, a agricultura se mostra como uma atividade indiscutível para a sobrevivência das pessoas. Sem ela, não teríamos acesso a pilares importantes como alimentação, vestimentas, bioenergia, medicamentos e as migrações regionais não teriam sido tão ricas.

O Brasil é um grande produtor mundial de soja, carnes, algodão, milho, arroz e muitos outros produtos. Segundo o ranking de produção do IBGE de 2022, o PIB agrícola do respectivo ano foi de 25,5%, e a geração de empregos neste setor foi de 20%. Outro setor em que a agricultura tem bastante impacto é no desenvolvimento de aspectos culturais, como: tradição, gastronomia e turismo de diferentes regiões, mostrando assim seu grande potencial de multifuncionalidade.

De acordo com o VII Plano Diretor da Embrapa, no futuro a agricultura, além de ser causa, exercerá um papel importante na realização de soluções para resolver problemas ambientais, como a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o enriquecimento da biodiversidade e o sequestro de carbono da atmosfera. Além disso, observando pelo conceito de multifuncionalidade, a agricultura desempenhará um papel estratégico na economia brasileira, aliando-se às tecnologias disruptivas que a Zeit e outras empresas buscam desenvolver para melhorar o desempenho do setor, otimizar o tempo dos agricultores no campo e melhorar a qualidade das lavouras.

Nossa homenagem às mãos que desde o início da civilização realizam um trabalho excepcional para o desenvolvimento da sociedade, e que hoje enxergam os impactos positivos que a tecnologia com inteligência artificial vem oferecendo para o setor agrícola.

Juntos, construímos um agronegócio consciente e mais sustentável!